![]()
SÃO JOÃO 2000
A festa de São João é, com certeza, o ponto alto das tradições Vilacondenses. É a altura de viver um clima de euforia, desde o encanto das ruas iluminadas e montras com os três santos das festividades, até o cheiro de manjerico no ar. Isto ocorre quando o inverno já é passado, os dias começam a ser longos e a temperatura menos rigorosa e as folhas e brotos já despontam, anunciando a alegria dos dias quentes vindouros.
Mas é ainda na adversidade dos dias frios e chuvosos, muitas vezes com a temperamental “nortada” que os trabalhadores do Rancho da Praça começam a pôr em práctica os planos feitos ao longo do ano para as próximas festividades. E este ano não foi diferente – já que desde o início do mesmo havia movimentação – com a preparação dos trajes, ensaios para que tudo saísse perfeito, reparação dos arcos, e os tão bonitos, mas trabalhosos carros do desfile.
No desfile 2000 a Praça trouxe um grande arco à frente comemorando os 80 anos de sua fundação, seguido de um carro homenageando as rendilheiras, com uma grande almofada ao centro. A seguir vieram os vários ranchos, desde as mais pequenas crianças, componentes do rancho infantil, até a “velha guarda”, não dando importância à idade ou aos problemas de saúde, defendendo com brio sua convicção pracista.
Não se pode deixar de destacar a passagem do Rancho “actual”, que trouxe arcos representando os monumentos de Vila do Conde, como o Mosteiro de Santa Clara, a Rendilheira, a Capela de Nª Sª da Guia e a Matriz.
Por fim veio o carro réplica do navio “Escola de Sagres” com diversas crianças como marinheiros. A minuciosidade do trabalho e sua iluminação encantaram a todos que assistiram ao desfile.
Não se pode deixar de comentar a comoção sempre presente ao desfile, o ambiente de alegria que se espalha no ar ao ver a Praça passar. Os fogos de artifício libertos ao longo do percurso fizeram este desfile mais belo que o já usual.
Também foi motivo de festa e confraternização a já conhecida “ida à praia”, onde uma verdadeira “onda popular” veio confraternizar numa animada marcha pelas ruas da cidade, a cantar as modinhas do Rancho da Praça - Rendilheiras de Vila do Conde – O mais antigo de Portugal!
João Gabriel de Andrade Maia