Rancho da Praça - Rendilheiras de Vila do Conde
 


O Rancho da Praça Rendilheiras de Vila do Conde é um agrupamento artístico e regionalista. Fundado em 1920, apesar de haver um jornal da época que alude à existência deste Grupo já em 1915, é o Rancho mais antigo de Portugal .

       As suas profundas raízes foram inspiradas em sagaradas tradições, cultos e costumes populares que os séculos fizeram dobar em Vila do Conde, desde a milenária evocação festiva de S. João, à história em ricos monumentos celebrada ns suas belezas nativas, às famosas Rendas de Bilros, e a todo o repositório salutar de virtudes ancestrais que são o orgulho da Alma Vilacondense.
       O seu reportório é de uma originalidade singular. As suas músicas foram compostas pelos «mestres» vilacondenses. Os poemas relatam tudo o que existe nesta Vila do Conde, terra de poetas. A coreografia traduz a inspiração das nossas rendilheiras que com as suas mãos de fadas conseguem fazer os mais difíceis, variados e vistosos trabalhos de Rendas de Bilros.
        Fez o Rancho da Praça durante a sua existência uma jornada de triunfos, com altos momentos de rara beleza artística. Várias vezes louvado e enaltecido pelas mais altas individualidades políticas de Portugal, Espanha, França, Mónoco, Alemanha, Canadá e Roménia, entre outros clamorosos êxitos, destaca-se:
 
        - 1º Prémio na cidade de Nancy - França em 1963, disputado entre ranchos de outros  países;
        - Título de Colectividade de Utilidade Pública;
        - Medalha de Mérito da Câmara Municipal de Vila do Conde pelos serviços prestados em prol da cultura;
        - Promotor da Geminação Luso-Galaica de Ferrol-Vila do Conde em 1973;
        - Geminado com o decano dos coros galegos "Real Coro Toxos e Froles" de Ferrol desde 1935;
        - Geminiado com a "Association Cuturelle Portugaise des Alpes Maritimes" de Cannes desde 1993;
        - Primeiro Rancho a atravessar a fronteira em 1932;
        - Milhares de actuações desde a sua fundação , em Portugal e alguns países de alguns continentes;
        - Gravou 5 discos single, 1 LP em vinil, 3 CD's e duas cassetes de audio;
        - Várias actuações em televisão (Portugal, França, Aemanha, Canadá e Roménia);
       
        O Rancho da Praça perfeitamente inserido na comunidade, todos os anos apresenta nas Festas de S. João e na Feira Nacional de Artesanato vários ranchos compostos por componentes com idade compreendidas entre os 4 e 80 anos e mobiliza milhares de pessoas para acompanhar a sua «ida à praia», a mais original das tradições vilacondeses.