![]()
Festas, Romarias e Gastronomia Vila do Conde é palco de numerosas festividades e romarias.
Santo Amaro - Realiza-se a 15 de Janeiro de cada ano, nas imediações da capela do Santo.Nossa Senhora da Guia - Tem a ermida junto ao mar, junto à foz do rio Ave. Realiza-se a 2 de Fevereiro.O Corpo de Deus - De quatro em quatro anos celebra-se a festa do Corpus Christi, reveste-se de grande brilho e pompa, cobrindo-se as ruas da "zona antiga" com magníficos tapetes de flores, por onde passa a procissão num trajecto de cerca de 3000 metros.O São João - Sendo o patrono da cidade, é natural que se realizem os maiores festejos da localidade em sua honra. A "noitada" tem lugar na véspera do dia 24 de Junho, com milhares de pessoas a passear pelas ruas. Os Ranchos da Praça e Monte fazem o desfile das suas marchas, onde dançam e cantam ao seu padroeiro. Na madrugada é lançado fogo de artifício no rio Ave. No dia do Santo é realizada a procissão com andores dos três Santos: S. António, S. João e S. Pedro. À noite realiza-se a "ida à praia", onde cada rancho leva atrás de si os seus simpatizantes, que é uma manifestação única e indiscrítivel.Festa de Nossso Senhor dos Navegantes - Festa de grande devoção por parte dos pescadores de Caxinas e Poça da Barca, estas festas revestem-se de grande participação por parte da comunidade marinheira, de onde se destaca a imponente procissão.
Festa de Nossa Senhora do Socorro - Tem lugar de 23 de Agosto a 1 de Setembro, a romaria realiza-se nas imediações da capela, que lembra um templo oriental.
Romaria da Senhora das Neves - Realiza-se em Azurara. Conhecida antigamente pela Romaria dos Anéis, pois nela os noivos compravam as alianças de casamento. Realiza-se no 1º Domingo de Agosto, junto à igreja Matriz de Azurara.
Romaria de S. Bento - Na freguesia de Vairão. Realiza-se no 3º Domingo de Julho, junto à igreja do secular Convento Beneditino, onde decorrem as solenidades religiosas. É uma das mais concorridas festas religiosas, cuja devoção entre a classe piscatória atrai a Vairão milhares de forasteiros.
Romaria de S. Brás - Realiza-se no 1º Domingo de Fevereiro, junto à capela do Santo, no lugar de Refuge, em Vila do Conde.Feira Nacional do Artesanato - Há 21 anos que se realiza esta feira que é tida como a maior mostra de artesanato nacional. Todos os anos no Jardim da Av. Júlio Graça, na última semana do mês de Julho e primeria de Agosto, podem-se apreciar e comprar as peças feitas pelos melhores artesãos portugueses. Observam-se nesta feira as rendas de bilros - que são feitas pelas rendilheiras de Vila do Conde desde o Séc. XVII -, as lãs do pescador, mantas, tapetes, barcos e artes de pesca em miniatura, trabalhos de ferro forjado, etc., dá uma ideia clara da importância que, em todos os sentidos, tem o "artesanato" para esta cidade.
Feira de Santana - Realiza-se a 25 de Março. Também é conhecida como por "Feira do Desencouco", por ser nesta feira que, antigamente, as raparigas iam conhecer, quase sempre pela primeira, o primeiro namorado. Tem lugar um excelente feira de gado que reune lavradores e marchantes.Gastronomia - A cozinha tradicional de Vila do Conde reflete a sua priveligiada situação geográfica, que proporciona da pesca o mais variado peixe e marisco e da agricultura os melhores produtos hortículas e boa carne. A sábia combinação de todos eles oferece como resultados: O cabrito assado, a pescada à marinheiro, o bacalhau em várias receitas e o apreciado marisco, regado com o vinho verde da região.Como doces, salientam-se os seculares pasteis de Santa Clara e as roscas da Páscoa.