Rancho das Velhas Guardas

Desde a sua primeira presença no São João de 1975 e tendo como primeiro ensaiador João Machado, nunca mais este rancho deixou de se apresentar anualmente para dançar nas Festas de São João, São Pedro, Feira Nacional de Artesanato e em alguns eventos promovidos pela Associação.

Composto por mulheres e homens que dançaram no rancho actual há muitos anos, o seu elemento mais idoso tem 80 anos, apesar de todos eles serem jovens de cabelo branco, alguns dos quais com filhos no rancho actual e netos no rancho infantil num perfeito testemunho de gerações.

Em termos directivos, pugnar pela manutenção e continuidade deste rancho significa antes de mais dar a voz aos mais velhos e demonstrar que para se gostar da Praça não há limite de idade. Por outro lado a sua presença anual tem o condão de transmitir a vitalidade e o sentimento de saudade a quantos por variadas razões, muitas vezes por motivos de saúde, não podem sentir na alma a alegria de novamente pisar o palco onde outrora receberam as maiores manifestações de carinho.

Foram seus ensaiadores, João Machado, Domingos Carvalho Marcos Bompastor, Amadeu Rocha e Rodrigo Oliveira.

Compõem este rancho 12 pares. O coro e a tocata são os do rancho actual.

Os números de dança que apresenta quer em poema, música ou coreografia, fazem parte do repertório mais antigo da Colectividade.

 

RANCHOS DE OUTRAS GERAÇÕES

Para além dos três ranchos habituais, pontualmente e para assinalar datas importantes da Colectividade, são constituídos outros ranchos representando várias gerações de componentes.

1990, aquando dos 70 anos da Associação apresentamos 5 ranchos;

1991, 1992 e 1993, 4 ranchos;

1994, como que se fosse um ensaio para o ano seguinte, 5 ranchos;

1995, aquando das Comemorações dos 75 anos - BODAS DE DIAMANTE do Rancho da Praça, apresentaram-se 8 ranchos e inúmeros antigos componentes que a sua idade avançada não lhes permitiu fazer parte de qualquer rancho. Apesar da idade, fizeram questão de participar na Marcha Luminosa de São João;

1996, 1997 e 1998, 4 ranchos;

1999, numa preparação para as comemorações dos 80 anos no ano seguinte, apresentamos 5 ranchos;

2000, festejando os 80 anos da Colectividade, apresentamos 5 ranchos a dançar em palco. Na Marcha Luminosa de São João, juntamente com os ranchos, desfilaram mais de 600 componentes e adeptos numa impressionante demonstração de cor, alegria e vivacidade.

Qualquer um destes ranchos apenas dança na Noite de São João para relembrar os tempos idos e matar saudades daquela noite mágica, no São Pedro em respeito da tradição e na Feira Nacional de Artesanato para demonstrar aos milhares de espectadores que nessa noite visitam aquele certame que o Rancho da Praça continua a ser o cartaz promocional das tradições de Vila do Conde.

Estes Ranchos são formados sempre por 12 pares. O coro e a tocata são os do rancho actual.

Os ensaiadores destes diversos ranchos foram, Domingos Carvalho, António Ribeiro, Amadeu Rocha, Marcos Bompastor e Rodrigo Oliveira.

Os temas que cantam e dançam fazem parte do rico e variado cancioneiro do Rancho da Praça.