Rancho Infantil

 

Fundação : 0 Rancho Infantil da Praça foi fundado em 1925, sendo também a nível de infantis o Rancho mais antigo de Portugal. Interrompeu a sua actividade anos mais tarde e ressurgiu em 1975, sendo seu ensaiador João Machado.

Ensaiadores : Duarte Silva foi o primeiro, desde essa data foram também ensaiadores para além do citado, João Machado, Marcos Bompastor, Domingos Carvalho, Luís Rocha, António Ribeiro e nos últimos anos José Lopes. 

O que cantam... : Todas as obras (música e letra) que o Rancho canta e dança, são genuínas, e foram escritas e musicadas por autores vilacondenses para o Rancho da Praça exclusivamente, sem cópias ou imitações. 

0 que dançam... : Muito embora as danças mais características sejam as marchas e as canções, o Rancho Infantil executa também viras, malhões e chulas, fruto da influência da zona onde está inserido geograficamente. 

Estandarte : Bandeira forrada a cetim verde, com almofada bordada nas cores de Vila do Conde, com inscrições a fio dourado, assim como os rebordos da própria bandeira. O mastro da bandeira é encimada por uma almofada metálica, o símbolo da Associação. 

Observações : 0 Rancho Infantil da Praça é o único rancho infantil internacional do Concelho de Vila do Conde, e um dos poucos a nível nacional. 

Este rancho é uma escola e constitui um alfobre de componentes para o Rancho Adulto. O cuidado no recrutamento e ensino dos componentes é um trabalho árduo, mas o resultado é formidável, pois eles são a semente dos homens e mulheres de amanhã.

O rancho é composto por rapazes e raparigas a partir dos 4 anos e até aos 12, constituido por 12 pares a dançar mais uns quantos no coro e suplentes, chegando às vezes a atingir entre 40 a 45 crianças.

Muito embora o Rancho Infantil da Praça tenha já actuado em todo o território nacional, destaca-se no entanto a sua participação na “Juventos/80” em representação do Distrito do Porto, realizada na FIL-Lisboa, tendo entre outras personalidades a assistir S. Exas. o Senhor Presidente da República e o Senhor Primeiro Ministro, General Ramalho Eanes e Dr. Francisco Sá Carneiro respectivamente, por quem foram saudados e cumprimentados pessoalmente. 

A nível internacional, a sua primeira actuação foi em 1979 na cidade de Ferrol-Espanha e em 1990 voltou ao Ferrol. Em 1992 dançou nas cidades de Paris, Le-Cannet, Cannes, Nice, Grasse, Frejus e Biot em França, no Mónaco, e em Osnabrück e Münster na Alemanha. Em 1994 actuou em toda a Côte d'Azur-França, foi o cartaz principal no 5º Aniversário da Geminação Le Cannet-Vila do Conde, e dançou ainda no Mónaco. E em 1995 fez memoráveis exibições nas cidades de Münster, Osnabrück, Hilden, Düsseldorf e Dortmund na Alemanha.